As psicoterapias segundo a abordagem das Terapias Cognitivas e Mindfulness referem-se ao processo terapêutico, orientado pelas teorias psicológicas baseadas em evidências: Terapia cognitivo-comportamental (TCC), Terapia dos Esquemas (TE) e Terapia Cognitiva e Mindfulness (TCM).
Terapia Cognitivo-comportamental (TCC)
Você já se perguntou como nossos pensamentos afetam nossas emoções e comportamentos? Ou como pequenas mudanças em nossa maneira de pensar podem ter um grande impacto em nossa qualidade de vida? Se sim, você não está sozinho. E é exatamente nesse ponto que a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) entra em cena.
A TCC é uma abordagem terapêutica baseada na ideia de que nossos pensamentos, emoções e comportamentos estão interconectados e influenciam uns aos outros. Ao explorar e modificar padrões de pensamento e comportamento disfuncionais, a TCC visa promover mudanças positivas na saúde mental e emocional dos indivíduos.
Então, o que torna a TCC tão especial?
Entre diversos motivos, um dos principais está a sua eficácia no manejo de problemas emocionais e comportamentais, bem como oportuniza a ressignificação de pensamentos disfuncionais e a desenvolver habilidades assertivas, visando uma forma mais eficaz e saudável de enfrentar os desafios da vida.
Aqui no instituto inspire, as Psis Lizi e Alana são experts no manejo dos problemas emocionais e comportamentais, sob a orientação de tais fundamentos teóricos.
Se você se interessou em realizar a sua psicoterapia em TCC, clique em “Estou interessado”, e você será direcionado e receberá todo o atendimento necessário para dar início ao seu processo terapêutico.
Terapia dos Esquemas (TE)
Muitas vezes nos deparamos com padrões persistentes de pensamento e comportamento que parecem nos impedir de alcançar nosso potencial pleno. É aqui que a Terapia dos Esquemas entra em cena, oferecendo uma abordagem profunda e transformadora para a mudança pessoal.
A Terapia dos Esquemas é uma modalidade terapêutica desenvolvida pelo psicólogo Jeffrey Young, que se baseia na ideia de que carregamos conosco esquemas emocionais profundos, ou "esquemas", que se desenvolvem ao longo da vida em resposta a nossas experiências e interações com o mundo ao nosso redor.
Mas o que exatamente são esses "esquemas" e como eles afetam nossas vidas? Eles são padrões de pensamento, crenças e emoções profundamente arraigados que se formam durante a infância e a adolescência em resposta a experiências significativas, como traumas, negligência emocional, abuso ou falta de cuidado parental. E, uma vez identificados, esses esquemas podem ser desafiados e reestruturados por meio de técnicas terapêuticas específicas que visam, não apenas reduzir o sofrimento emocional, mas também promover o crescimento pessoal e a autodescoberta. Ao compreender e transformar seus esquemas, você pode aprender a viver de acordo com seus valores mais profundos e construir relacionamentos mais satisfatórios e gratificantes.
Aqui no instituto inspire, as Psis Lizi e Alana fazem um belíssimo trabalho na sua prática clínica com intervenções pautadas na Terapia dos Esquemas. E não somente isso, mas elas estão à frente das discussões no Clube do Livro que atualmente tem estudado exatamente este assunto.
Se você se interessou em fazer a Terapia dos Esquemas, clique em “Estou interessado”, e você será direcionado e receberá todo o atendimento necessário para dar início ao seu lindo processo de autodescoberta.
Terapia Cognitiva e Mindfulness (TCM)
Embora o termo mindfulness seja às vezes usado para se referir especificamente a tratamentos que incorporam práticas de meditação, ele tornou-se uma estratégia imprescindível no processo psicoterapêutico. O mindfulness oportuniza o desenvolvimento de habilidades que visa diminuir a desregulação emocional, cognitiva, comportamental e interpessoal.
A utilização do mindfulness na prática clínica, faz com que o processo psicoterapêutico oportunize o desenvolvimento da capacidade de prestar atenção, de forma plena e consciente, não julgadora, às suas próprias sensações e sentimentos, habilitando uma participação ativa nos acontecimentos e momentos vividos.
Pode-se exercitar e desenvolver mindfulness através de diversas intervenções, por meio de técnicas que permitem aprimorar essa habilidade. As práticas em mindfulness envolvem uma combinação de exercícios formais e informais, bem como técnicas de respiração, relaxamento muscular, psicoeducação e outros.
Aqui no instituto inspire, as Psis Lizi e Alana vivenciam e trazem na sua prática clínica intervenções em mindfulness bem sucedidas no manejo e na regulação emocional, cognitiva e comportamental.
Se você se interessou em desenvolver habilidades em mindfulness, clique em “Estou interessado”, e você será direcionado e receberá todo o atendimento necessário para viver este lindo processo de transformação pessoal.