A avaliação psicológica é um processo técnico e científico, e se constitui em fonte de informações de caráter explicativo sobre os fenômenos psicológicos, com a finalidade de subsidiar os trabalhos nos diferentes campos de atuação do psicólogo, dentre eles, saúde, educação, trabalho e outros setores em que ela se fizer necessária.
A avaliação psicológica é um processo amplo que envolve a integração de informações provenientes de diversas fontes, dentre elas, testes, entrevistas, observações, análise de documentos.
Tipos de avaliações que realizamos aqui no instituto:
- Avaliação psicológica para concurso público
- Avaliação psicológica e neuropsicológica para problemas escolares
- Avaliação psicológica e neuropsicológica para diagnóstico em saúde mental
- Avaliação psicológica para cirurgia bariátrica
- Avaliação psicológica para cirurgia de vasectomia
O objetivo da Avaliação Psicológica
Há diversos objetivos que podem ser alcançados com a avaliação psicológica. Entretanto, independente da demanda, ela irá oferecer um perfil sobre o funcionamento emocional, cognitivo, comportamental e interpessoal.
Uma avaliação psicológica mapeia, conforme a necessidade e objetivos, problemas de saúde mental, tais como depressão ou ansiedade, e fornece informações imprescindíveis para o manejo diante dos dados encontrados.
Além disso, em contextos educacionais ou profissionais, a avaliação psicológica pode ser usada para identificar e entender as habilidades cognitivas, emocionais e comportamentais de uma criança e/ou adulto que estejam apresentando dificuldades e estas afetarem seu desempenho.

O que os testes podem avaliar:
- Atenção
- Personalidade
- Habilidade sociais
- Disfunções executivas
- Problemas escolares
- Avaliação dos transtornos mentais
- Altas Habilidades e Superdotação
- Inteligência
- Funções neuropsicológicas
Como funciona a Avaliação Psicológica
A avaliação psicológica envolve entrevistas iniciais, coleta de dados, administração de testes, observação de comportamentos e análise de informações. Com base nisso, a psicóloga realiza uma entrevista de devolutiva, e nela apresenta os resultados da testagem psicológica, explicando e esclarecendo dúvidas, e entrega um documento chamado laudo psicológico.