A Psicoterapia com crianças e adolescentes tem o objetivo de identificar as dificuldades que estão impedindo a criança ou adolescente de se desenvolver de forma saudável e ajudá-los a compreender, a contextualizar e a enfrentar tais dificuldades de maneira assertiva.

Entretanto, o atendimento com crianças e com os adolescentes se diferem no seu formato e necessidades. As crianças não costumam expressar suas angústias com palavras, sendo assim, a linguagem lúdica é o elo de comunicação e desenvolvimento. Por isso, as sessões são realizadas sempre de forma lúdica. Em contrapartida, com os adolescentes, o elo de comunicação ocorre pelo diálogo e, quando necessário, alguns recursos de jogos e outros meios de interação.

Como funcionam as sessões de atendimento?

Fase inicial: É a fase de nos conhecer e entender tudo o que está acontecendo!!!! Chamamos de fase de avaliação. Nesta etapa buscamos conhecer a história da criança/adolescente e a sua dinâmica familiar, social e escolar. Os atendimentos envolvem os pais/responsáveis, a criança/adolescente e a visita escolar. É uma etapa muito importante, pois será a partir dela que definirá os próximos passos.

Fase intermediária: É a fase das intervenções para a mudança acontecer!!!! Chamamos de fase de mudança e crescimento. Nesta etapa buscamos promover as mudanças necessárias para a melhora da saúde mental e bem estar da criança/adolescente e sua família. Esta etapa é a mais longa e necessária para ressignificar, desenvolver e aprimorar as mudanças de todos.

Fase final: É a fase de consolidação da mudança!!!! Chamamos de fase de encerramento. Nesta etapa consolidamos as mudanças e preparamos o encerramento do processo psicoterapêutico relacionados aos objetivos iniciais, pois estes foram atingidos. Isso significa que, existe a possibilidade de continuar a psicoterapia, visando novos objetivos.

Quando procurar a psicoterapia?

Sempre que a criança e adolescente apresentam dificuldades e sofrimento: nas relações com os amigos(as), timidez, agressividade, medos, dificuldades de concentração, preocupações, ansiedade, entre outros.

© 2020 Todos os direitos reservados ao Instituto Inspire.